Seguidores

O QUE EU SOU

Minha foto
UM SUJEITINHO CHEIO DE DÚVIDAS NA VIDA, MAS QUE NÃO ACREDITA NA EXISTÊNCIA DE PESSOAS ABSURDAMENTE PRECONCEITUOSAS A PONTE DE DISCRIMINAR O QUE É DIFERENTE DELES....Somos diferentes sim, isso faz a graça da nossa existência e por isso vivemos. SE VOCÊ DISCRIMINA, NÃO TÁ COM NADA.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/4293.html

* Mapa do site
* O que é a Semana?
o Objetivos
o A Coordenação
o Atividades
o Quem Participa
o Como Participar
* Eventos Cadastrados
* Instituições participantes
* Comissões Regionais
* Reuniões Preparatórias
* Informes
* Saiu na Mídia
* Downloads
* Editais
* Balcão de Palestras
* A Ciência que eu Faço
* Vídeos
* Vídeos Ver Ciência
* Ciência no Brasil
o Artigos
o Cientistas do Brasil
* Ouvir Ciência
* Contatos no MCT
* A Semana em outros anos
o Semana C&T 2006
o Semana C&T 2007
o Semana C&T 2008
o Semana C&T 2009
* Links



O que é a Semana?
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.



Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.



Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.



Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A ONU está estimulando todos os países a buscarem aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações a nível local, regional e internacional; todos os países foram também chamados a apoiar ações nos países em desenvolvimento.



É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto.



Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, Ifets, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 em suas agendas e a iniciarem o processo de sua preparação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) , a cada ano tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2009, foram realizadas cerca de 25.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiro. Esperamos que seja ainda melhor e maior em 2010. Isto dependerá também de sua participação!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

http://www.apaedf.org.br/index.php

APAE DO DISTRITO FEDERAL

A APAE/DF é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que promove o atendimento sócio-ocupacional, a educação profissional e o encaminhamento de pessoas com deficiências intelectual e múltipla para o mundo de trabalho. Beneficiamos cerca de 620 pessoas, sendo 220 jovens acompanhados no mercado de trabalho e 400 aprendizes atendidos nos núcleos profissionalizantes da instituição em Brasília (sede), Ceilândia, Guará e Sobradinho.

Filiada à Federação Nacional das APAEs, a APAE/DF faz parte do maior movimento do mundo em prol da pessoa com deficiência intelectual. O Movimento Apaeano, como é chamado, é formado por uma rede organizacional composta pela Federação Nacional das APAEs, 21 Federações nos Estados, 187 Delegacias Regionais e cerca de 2 mil APAEs espalhadas por todo território brasileiro.

Todas as atividades realizadas pela APAE/DF são custeadas por meio da contribuição de sócios, doações diversas, promoção de campanhas e eventos, arrecadações pelo serviço de Telemarketing, comercialização de produtos, prestação de serviços e, por vezes, algumas parcerias específicas com organismos internacionais, órgãos governamentais e empresas privadas.

Registrada sob o n°341 no Cartório de Pessoas Jurídicas
Filiada à Federação Nacional das APAEs sob o n° 153
CNPJ N°: 00.643.692/0001-96





CONHEÇA NOSSO REGIMENTO INTERNO

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011





A criação desse espaço tem como finalidade socializar videos, curtas e filmes que possam ser aplicados na elaboração e desenvolvimento de aulas, possibilitando novos mecanismos de ensino-aprendizagem. Como sabemos, os recursos audiovisuais se tornaram ferramentas imprescindíveis para o professor, por meio de tais recursos os educadores conseguem reinventar suas dinâmicas e didáticas possibilitando ao aluno uma melhor compreensão de temas e conteúdos trabalhados em sala de aula.


Pensando nisso, o blog meditações criou um arquivo específico sobre essa temática. O intuito é fornecer materiais para que professores, alunos e demais interessados possam usufruir dos inúmeros benefícios produzidos pela sétima arte.


Nesse espaço vocês encontraram os materiais separados por área de conhecimento, atividades que poderão ser utilizadas como reflexão, bem como, textos e artigos que fornecem maiores elementos sobre o tema debatido.
Vale lembrar também que  o blog meditações conta com o apoio dos visitantes, desse modo, não deixem de dar sugestões (marcador: sugestões) e de postar os comentários.


Por : Maicon J. Fortunato

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Laboratório de apoio a pessoa com deficiência visual - UnB

Descrição de imagem - equipe LDV: Anne, Débora, Renato, Tamara, Sibelle, Prof.: Patrícia e Larine.
O Laboratório de Apoio a Pessoa com Deficiência Visual está localizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, conta com uma equipe capacitada para adaptar materiais que possibilita o acesso da pessoa com deficiência visual a livros, textos e demais recursos educacionais impressos.O laboratório também capacita pessoas para atuarem como tutores de pessoas com deficiência visual e oferece o curso de Braille anualmente.
O LDV, ao receber o material do aluno, passa-o para o computador e faz as adaptações que consiste em descrever tudo que é visual no texto, ou que não é reconhecido pelo ledor de tela (como tabelas, gráficos, figuras, notas de rodapé, capas, organização das páginas, organogramas, imagens). Depois do texto pronto, enviamos ao aluno que utiliza ledores de tela para ler o arquivo. Os ledores mais utilizados são: JAWS e DOSVOX, que possibilitam a pessoa com deficiência visual utilizarem o computador sem necessitar da ajuda de outras pessoas.

Imagem: página inicial JAWS e DOSVOX.

Para reprodução dos materiais o laboratório está amparado pela lei 9.619/98, no seguinte artigo:
CAPÍTULO IV  - Das Limitações aos Direitos Autorais
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos; b) em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza; c) de retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros;  d) de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários;

Adaptamos também livros para a Biblioteca Digital e Sonora da UnB. No caso de livros digitais, voluntários se disponibilizam para gravar livros em áudio e assim a pessoa com deficiência visual pode escutar o livro. Só podem utilizar esses recursos pessoas que comprovem por meio de exames médicos a deficiência visual.
 

1 comentários:

Pedro Andrade disse...
Tamara Fiquei muito feliz com o seu comentário no meu post. Creia Vcs também me proporcionaram excelentes momentos. Em pouco tempo conseguimos muito coisa como ter levado os especialistas para comentar sobre o Portal do Professor e Banco de Objetos Educacionais e o Programa Banda Larga na Escola. Vcs foram maravilhosos. Desejo que Vc tenha uma trajetória de muitas realizações. Vejo Vc com um futuro muito promissor: é dedicada a sua causa, ao seu projeto. Beijos também. Espero tê-la sempre como grande Amiga. Um abraço, Pedro Andrade

http://www.itsbrasil.org.br/pages/23/TecnoAssistiva.pdf

sábado, 17 de setembro de 2011

Educação para todos

O objetivo desse blog é mostrar que a educação está na ponta da vida, pois um sujeito só pode se civilizar quando é educado. Educação é tudo, a coisa mais importante da vida.­ ­